segunda-feira, 15 de julho de 2013

Carlos Sá vs. Badwater


 Carlos Sá a treinar no percurso da Badwater

Hidratação é a palavra de ordem

 Dean Karnazes quando participou na Badwater

É hoje que Carlos Sá vai participar na Badwater, uma das ultramaratonas mais difíceis do mundo e que o ultramaratonista, para além do primeiro objetivo que é o de terminar a prova, vai tentar conseguir acabá-la em cerca de 24 horas o que o obrigará a correr a um ritmo de 12 ou 13 quilómetros por hora sempre que o terreno o permita, numa etapa única de 217 quilómetros. O atual recorde é de 22h51m29s, realizado pelo brasileiro Valmir Nunes em 2007.

A prova deste ano, que começa hoje e vai até 17 de julho, conta com 97 participantes (só se participa por convite), 22 nacionalidades e com temperaturas que poderão ultrapassar os 50 graus e atingir os 70 graus no alcatrão. O desafio começa na baía de Badwater com 86 metros abaixo do nível do mar e acaba em 4 421 metros de altitude, em Monte Whitney, o ponto mais alto dos Estados Unidos. Outros dados curiosos desta prova são as idades dos participantes, sendo que o mais velho participante até à data foi o inglês Jack Denness com 75 anos e o mais novo o norte americano Nickademus Hollon de 19 anos, mas o corredor mais velho a cortar a meta em menos de 48 horas foi o norte americano Arthur Webb, de 70 anos com o fabuloso tempo de 33h45.

Para participar nesta prova, Carlos Sá conta com uma operação logística, de outra forma seria impossível, que incluí uma carrinha que o acompanha com um médico, com amigos que o irão alimentar e refrescar, com arcas com gelo e com roupa especialmente concebida pela Berg e que consegue baixar em cerca de 10 graus a temperatura corporal com o contacto com a humidade e o suor.

Vamos aguardar e ver o que nos reserva desta vez o “nosso” grande ultramaratonista.

Coragem e boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...