quarta-feira, 10 de julho de 2013

Espelho meu… que tipo de passada tenho eu?

Podemos começar precisamente por utilizar um espelho para percebermos de forma simples que tipo de passada temos. Se tivermos os pés húmidos e pisarmos um espelho, ou mesmo o ladrilho do chão da nossa casa de banho, criamos uma silhueta do nosso pé a fazer pressão no chão, que nos permite identificar se somos neutros, pronadores ou supinadores. Mas afinal, o que é isso?



Neutros
A grande maioria dos corredores tem uma passada neutra (biomecanicamente eficiente), ou seja, pisa o chão de forma equilibrada, começando pela parte exterior do calcanhar, vai rodando o pé para dentro até atingir a horizontalidade e deixa o solo com os dedos centrais.

Apesar de ser o tipo de passada com menos riscos de lesão, aconselha-se ténis com algum amortecimento e estabilidade.

Pronadores
A passada pronadora ou plana, ataca o solo com o calcanhar de forma natural, mas durante a passada roda o pé para dentro alguns graus a mais (4o a 5o) do que os corredores neutros e sai  com os dois primeiros dedos interiores do pé. Este tipo de passada tende a fazer rodar os ossos da perna para dentro retirando alguma estabilidade.

As lesões mais comuns nos corredores com este tipo de passada são a fascite plantar, lesão no tendão de Aquiles e a periostite, pelo que é importante fazeres alguma correção com ténis de grande estabilidade que tenham zonas rígidas que impeçam a pronação do pé.

Supinadores
A menor fatia de corredores vai para os supinadores, que perdem na capacidade de amortecimento mas ganham na propulsão. São os corredores que têm normalmente o arco do pé muito elevado e que apesar de atacarem o solo de forma normal, executam pouca rotação durante o movimento e saem com os primeiros dedos exteriores.

Devido à pouca capacidade de amortecimento, os supinadores não só devem utilizar ténis com elevada capacidade de amortecimento como devem ter algum cuidado com as dores musculares, fraturas de stress e síndrome da banda iliotibial.

Para além desta forma simples de perceber o tipo de passada, existem outros fatores que influenciam a posição dos teus pés, como o peso, as longas distâncias ou o piso onde habitualmente treinas, pelo que se pretendes conhecer a tua passada em detalhe e escolher um modelo de ténis adequado às tuas características, lojas como a Sportzone, Pro Runner ou El Corte Inglés, disponibilizam um teste chamado Análise da Passada.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...