terça-feira, 15 de outubro de 2013

Até que idade consigo correr?


Não é fácil responder a uma questão destas, até porque existem uma série de fatores que influenciam a capacidade física de cada individuo.

Alguns estudos indicam que o início da redução da capacidade física se dá por volta dos 35 anos e que a partir dessa idade perdemos entre 5 a 15% das nossas capacidades, por década.

Existem indicadores que dizem que essa diminuição de capacidade é pouco significativa se as pessoas treinarem há muitos anos de forma regular e sem paragens prolongadas, desde que não tenham exagerado de maneira a chegarem a um estado de exaustão elevado, conseguindo assim minimizar os efeitos da idade.
Garantido, é que por volta do 60 anos existe uma quebra significativa e que se intensifica aos 70 anos de idade.

Com ou sem limitações de idade, quem treina regularmente consegue somar algumas décadas com capacidades físicas que a maioria das pessoas não tem e também com uma estado de alma bem mais positivo e jovial.

Agora é treinar e não pensar nos anos a passar, retirar todo o prazer e gozo em cada corrida e quem sabe, conseguir destronar o indiano Fauja Singh, que aos 101 anos se tornou o mais velho homem a terminar uma maratona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...