terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A corrida em Portugal - números que impressionam



Sem dúvida que a corrida está na moda, basta andar pelas ruas e logo nos apercebemos que quase sempre há alguém a correr, sozinho ou em grupo, nas provas que existem todos os fins-de-semana, em grupos de corrida, em corridas de trail ou de estrada, enfim, é fácil de perceber os 1,45 milhões de portugueses que estão rendidos à corrida, o que a torna o quarto desporto mais popular do país.
Estes são números divulgados no estudo "Prática da corrida em Portugal" realizado pelo IPAM - The Marketing School, que desenhou o perfil do corredor típico e que revelou ainda que dos 1,45 milhões, 460 mil são praticantes regulares e correram nos últimos 30 dias.

Este estudo indica ainda que os praticantes gastam, em média, quase 200 euros anuais em equipamentos, 77 euros em vestuário e cerca de 118 euros em calçado, ou seja, os portugueses gastam à volta de 108 milhões de euros por ano com a corrida.

Apesar da adesão cada vez maior das mulheres, o estudo revela que o corredor português médio é homem, tem 36 anos, é casado e tem um curso superior. As principais motivações para correr são a procura de bem-estar e saúde, e a manutenção da boa forma física. 67 por cento dos inquiridos corre em circuitos urbanos, e mais de metade fá-lo várias vezes por semana.

Sejam corredores, atletas ou runners, a corrida democratizou-se e tem vindo a proporcionar hábitos mais saudáveis aos portugueses.

O estudo "Prática da Corrida em Portugal" envolveu 583 inquiridos e teve a coordenação de Mafalda Ferreira, docente e investigadora do IPAM.






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...